A Europol, Agência da União Europeia para a Cooperação Policial, elaborou um relatório para alertar as agências e autoridades policiais sobre os possíveis riscos e crimes que podem se espalhar pelo Metaverso[1].
Várias agências de polícia já possuem unidades especializadas em crimes cibernéticos que patrulham sites, redes sociais e plataformas de jogos. Porém, o Metaverso é algo ainda novo para a maioria.
Os policiais do presente estão percebendo que precisam de atualização para se preparar e responder corretamente ao que está no futuro. Seguem alguns riscos e crimes já estão sendo previstos com o crescimento do Metaverso.
Identidade
A medida que mais pessoas comecem a usar o Metaverso espera-se que o roubo de dados e identidade ocorra com mais frequência. O roubo, cópia e falsificação de dados e avatares pode tornar difícil saber se estamos conversando ou negociando com a pessoa certa ou com algum avatar fake.
Fraudes e lavagem de dinheiro
Já é frequente as notícias sobre o roubo de criptomoedas e esquemas fraudulentos de pirâmides que enganam e roubam o dinheiro das pessoas. Hackers também aproveitam a fragilidade de algumas corretoras, contratos inteligentes e a inexperiência dos usuários, para furtar milhões de dólares em criptomoedas. Além disso, já se sabe que muitas transações que ocorrem no mundo das finanças descentralizadas são usadas para fins criminosos e terrorismo.
Terrorismo
Os terroristas sempre tentarão explorar novas opções tecnológicas para
facilitar suas atividades. No caso do Metaverso, ele pode gerar novas oportunidades para organizações terroristas, principalmente para propaganda, recrutamento e treinamento.
O Metaverso também pode permitir que os usuários criem um mundo virtual como eles imaginam que o mundo deve ser, permitindo-lhes criar um califado virtual ou um estado supremacista branca, por exemplo. Os membros de tais lugares poderiam viver suas vidas virtuais de acordo com a regras que contradizem as leis e valores fundamentais da sociedade em que eles vivem no mundo físico. Por exemplo, campos de concentração e câmaras de gás nazistas já foram relatadas no Roblox[2].
Assédio, abuso e exploração (de crianças)
O assédio na Internet já é uma questão preocupante com 58% das meninas tendo experimentado algum tipo de assédio on-line. Portanto, imagina-se que este tipo de comportamento existirá no Metaverso, com o potencial de ser ainda mais prejudicial para a vítima[3].
As interações atuais no Metaverso mostram como esse ambiente pode ser perigoso para as crianças. Não existem mecanismos de restrição de idade que impeçam as crianças de acessarem alguns tipos de experiências duvidosas e negativas.
No VRChat, plataforma de experiência de realidade virtual social, usuários encontraram clubes de strip-tease em que crianças foram expostas a experiências prejudiciais. Enquanto isso, no Roblox, usuários criam “condomínios sexuais” onde as pessoas falam sobre sexo e fazem com que seus avatares tenham sexo virtual. Embora isso não esteja de acordo com as políticas de uso das plataformas, elas não impedem que as crianças entrem nessas experiências[4].
Monitoramento
Policiar e monitorar no Metaverso é extremamente difícil, por vários motivos. O número de plataformas e espaços virtuais cresce a cada dia, as interações entre usuários nem sempre ficam registradas, como nas redes sociais. Identificar o usuário no mundo real pode ser quase impossível e quando identificado ele pode estar numa região onde as leis são diferentes.
Alguns desses desafios não são novos, mas podem ser exacerbados em plataformas baseadas em tecnologias descentralizadas e anonimizadas, como as blockchains.
Legislação
Muitas dúvidas sem reposta surgem nesse momento inicial do Metaverso. Por exemplo: o que pode ser considerado um crime no Metaverso? Apontar uma arma e ameaçar uma outra pessoa no Metaverso pode ser considerado um crime? Usar um avatar sem roupa fazer gestos obscenos é um atentado ao pudor? Em que jurisdição o criminoso deve ser tratado? Como deve ser a punição para um crime apenas no Metaverso?
Conclusão
O desconhecimento da tecnologia do Metaverso pode gerar temores, receios e resistências. Mas, é o que acontece com toda nova tecnologia com potencial de impactar a humanidade. É compreensível que existam muitas perguntas e poucas respostas nessa fase inicial. Os criadores do Metaverso, as autoridades e a sociedade precisarão conversar bastante para tornar o Metaverso um ambiente seguro e que gere experiências positivas, tanto para crianças e adultos. De qualquer forma, os pais e os educadores sempre terão uma parte importante no processo de ensinar e preparar as próximas gerações para o uso correto e positivo da tecnologia.
[1] Europol (2022), Policing in the metaverse: what law enforcement needs to know, an observatory report from the Europol Innovation Lab, Publications Office of the European Union, Luxembourg. https://www.europol.europa.eu/cms/sites/default/files/documents/Policing%20in%20the%20metaverse%20-%20what%20law%20enforcement%20needs%20to%20know.pdf
[2][2] Nextgov, ‘Violent extremists could find the metaverse a useful recruiting and organizing tool – and a target-rich environment.’, [accessed 24 August 2022], https://www.nextgov. com/ideas/2022/01/metaverse-offers-future-full-potential-terrorists-and-extremiststoo/360494/.
The Algemeiner, ‘Children’s Gaming Platform Removes ‘Disturbing’ Nazi Concentration Camp ‘Experience’ With Gas Chambers’, 2022, [accessed 31 August 2022], https://www. algemeiner.com/2022/02/21/childrens-gaming-platform-removes-disturbing-naziconcentration-camp-experience-with-gas-chambers/.
[3] PLAN International, ‘Online harassment is silencing girls: the EU and its Member States can do more and better’, 2020, [accessed 3 September 2022], https://plan-international.org/eu/ blog/2020/11/25/online-harassment/.
[4] BBC, ‘Metaverse app allows kids into virtual strip clubs’, 2022, [accessed 3 September 2022], https://www.bbc.com/news/technology-60415317
BBC, ‘Roblox: The children’s game with a sex problem’, 2022, [accessed 3 September 2022], https://www.bbc.com/news/technology-60314572
Deixe um comentário