Por que Wandinha fez tanto sucesso.?
O sucesso da série Wandinha (Wednesday) da Netflix tem estimulado fortes debates nas redes sociais envolvendo pais e educadores. O tema da discussão é se a série é algo positivo, negativo ou inofensivo para crianças e adolescentes.
Reconheço que as análises de filmes e séries, por mais negativas que sejam, podem gerar efeito contrário e incentivar que mais pessoas assistam. Mas, ainda assim escreverei algumas reflexões pensando em pais que precisam de mais argumentos para uma conclusão.
Por que Wandinha faz tanto sucesso?
Essa é uma pergunta bastante complexa quando se imagina que as pessoas consomem mídia por motivos diferentes (lazer, educação, socialização, etc). Mas, é possível identificar algumas pistas.
- Wandinha é uma série para adolescentes.
- A cinematografia ou a parte visual é de muita qualidade, tem uma atrativa paleta de cores, a atuação dos atores é excelente, o estilo de figurino é bastante gótico, sendo reconhecido e apreciado por boa parte do público-alvo.
- Mas, é na construção da personagem principal ou protagonista que reside o maior motivo dos adolescentes se sentirem atraídos.
- Os roteiristas conseguiram identificar questões psicológicas e comportamentais do adolescente moderno, como suas fragilidades e ansiedades, o bullying, a busca pela aceitação do grupo, o medo da rejeição, conflito com pais, emoções e relacionamentos amorosos.
- Wandinha é tudo que o adolescente não é, mas que gostaria de ser. Ela é segura de si, sabe o que quer, tem controle sobre seus sentimentos, é sincera, perseverante, corajosa, não aceita injustiças e revida as ofensas, não está preocupada em ser bonita ou seguir o estilo dos outros. Mesmo assim é cortejada e admirada pelos meninos.
- Até aqui, Wandinha pode ser considerada um bom exemplo e que inspira os adolescentes a terem esperança e coragem. No entanto, existem outras mensagens que a série transmite e que os pais precisam estar atentos.
Conceitos em Wandinha
Não se pode esperar que todos filmes e séries sejam educativos. No entanto, todos eles nos influenciam de alguma forma, seja para o bem ou para o mal, por algum tempo ou pela vida toda.
Na série Wandinha existem conceitos que podem assustar aos pais, principalmente os que buscam uma educação moral e religiosa para os filhos.
- A maneira como a protagonista se relaciona com os outros não deve ser exemplo para ninguém. Wandinha é egoísta e egocêntrica, cria suas próprias regras, não aceita a autoridade dos pais e professores. Tem sempre uma resposta direta e cínica que pode ofender aos amigos.
- Na série, Wandinha resolve seus conflitos com violência extrema. A vingança macabra é transmitida como algo positivo, uma vez que é mesclada com o humor ou vitória sobre alguma injustiça.
- Na perspectiva religiosa, a série apresenta símbolos e rituais relacionados ao misticismo, a prática do ocultismo e espiritismo. Fazem parte da trama a imortalidade da alma, a interação com os mortos e forças das trevas.
Efeitos
O efeito de uma mesma mídia pode ser diferente para cada pessoa. Para alguns adolescentes Wandinha é apenas mais uma série de mistério e humor, como tantas outras que já existem. Para outros, pode servir de inspiração que leva a imitar o comportamento, frases ou estilo de vestuário criados para a protagonista.
Alguns filmes podem servir de gatilho quando o expectador identifica na tela uma situação que faz parte da sua vida real. Isso pode gerar a imitação do que se assiste, no entanto, a vida real nem sempre imita a ficção. As consequências reais podem ser mais desastrosas do que aquela que se vê na tela.
Quando o expectador possui uma saúde mental sensível é importante cuidar e evitar as cenas que exibem violência extrema, pensamentos e situações muito negativas.
O efeito da mídia na religiosidade e espiritualidade também varia de pessoa para pessoa. Quando alguém se depara com um conceito novo na mídia, existe a possibilidade de assumir como verdade aquilo que assiste. Quando a pessoa já tem um conceito fundamentado e forte, isso não ocorre. Porém, a frequência em que ela se expõe a esses conceitos, ao longo do tempo, pode alterar seu conjunto de crenças e valores.
Conclusão
A série Wandinha possui pontos positivos e negativos. A decisão de assistir ou não sempre recai sobre os responsáveis ou é individual. Em Wandinha não existe a exploração da sexualidade e a objetificação da mulher, se critica o uso excessivo de tecnologia e celulares, tão comum entre os adolescentes. No entanto, os valores morais e religiosos da série se chocam com as crenças cristãs e do convívio sadio em sociedade.
Sem dúvida existem muitos outros filmes e séries em que se podem encontrar maior harmonia entre os valores éticos, morais e religiosos.
Deixe um comentário