A Inteligência Artificial (IA) está recebendo um grande destaque na mídia mainstream, e tudo indica que isso vai aumentar e acelerar a mudança na maneira como nós criamos e nos comunicamos.
O conceito de Mídia Sintética está relacionado a criação ou alteração de conteúdos de maneira automatizada, utilizando #InteligênciaArtificial.
Por exemplo, além responder perguntas e nos ajudar na criação de imagens, vídeos e músicas, a mídia sintética criará seres humanos digitais ou humanos sintéticos.
Nas redes sociais já existem várias celebridades, cantores e artistas, que só existem no mundo digital (@lilmiquela, @xanadublu). Eles possuem personalidade e alguns tem inteligência para interagir com os fãs em tempo real (iamsophie.io).
A mídia sintética, por exemplo, terá filmes com atores já falecidos ou músicas com a voz de cantores que nunca as cantaram, na realidade.
A mídia sintética permitirá que as empresas se conectem com seu público através de publicidades sem pagar atores ou contratar fotógrafos e profissionais de design e vídeo”.
Análise
Estamos apenas entrando na era da mídia sintética em que a tendência será a de não podermos mais distinguir o real do irreal, o verdadeiro do fake, o natural do artificial.
Será a era da ilusão da autenticidade.
Alguns argumentam positivamente que, com essas novas tecnologias, nenhum humano estará completamente só. A IA será a sua melhor compania, um excelente terapeuta ou o melhor amigo que te conhece como ninguém.
Infelizmente, ainda não podemos prever o impacto que isso irá gerar e nem como poderemos nos proteger dos riscos e perigos.
Exemplos:
Programa de TV em que avatares dos cantores participam de um concurso de música

Pop Idols virtuais da China que ensinam a fazer exercícios e a queimar calorias
Achei interessante o conceito de mídia sintética. A inteligência artificial trás muitas inovações e torna a maioria das coisas mais eficientes. Em um mundo que caminha cada vez mais para o sintético e artificial, a inovação é manter-se conectado com a essência do natural. Olhando da perspectiva do evangelho, a inovação e nunca deixar a essência do evangelho de Cristo, que é transformar a salvar pessoas.
CurtirCurtir