Inteligência Artificial Generativa

Apesar das recentes demissões do setor de tecnologia, empresas de Inteligência Artificial Generativa continuam recebendo grande interesse dos investidores.

Embora tenham viralizado os sites e apps que permitem bater-papo com o computador (ChatGPT) ou gerar imagens e vídeos criativos a partir de texto, ainda existem muitas preocupações sobre o impacto disso na sociedade.

O QUE É

Como o nome sugere, Inteligência Artificial Generativa produz ou gera textos, imagens, músicas, discursos, códigos e vídeos.

Essa tecnologia vem sendo desenvolvida a várias décadas, porém agora é possível obter melhores resultados porque se tem maior poder de processamento nos computadores e uma grande quantidade de dados armazenados em todo mundo.

A imagem abaixo demonstra como a IA Generativa evoluiu. Nenhuma dessas pessoas existe. Foram geradas por computador.

EXEMPLOS DE USO

Geração de textos. Recentemente a startup OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT (https://chat.openai.com ) que viralizou pelo mundo. Essa tecnologia permite muitos usos como, por exemplo: explicação de conceitos científicos ou complexos, criação de assistentes de terapia personalizados, elaboração de receitas, redações, artigos e trabalhos universitários, sermões e estudos bíblicos, entre outros.

Geração imagens. Programas como Midjourney, DALL-E e Stable Diffusion podem gerar imagens criativas a partir de um simples texto. Espera-se que essa tecnologia revolucione várias indústrias, como a da arte digital, games, animações, filmes e arquitetura.

Geração de códigos. O GitHub Copilot, de propriedade da Microsoft,  sugere código e auxilia os desenvolvedores a concluírem automaticamente suas tarefas de programação. Ele pode autocompletar até 40% do código dos desenvolvedores.

“A Musa na Máquina”, uma obra de arte original gerada pela IA da Stable Diffusion usando uma simples solicitação e referenciando os estilos de vários artistas diferentes. ROB SALKOWITZ/STABLE DIFFUSION

QUAIS SÃO OS RISCOS

Embora a IA generativa deixe as pessoas bastante empolgadas, existem algumas preocupações que precisam ser consideradas.

  1. Desemprego. A medida em que a IA Generativa evolui existe o risco de que muitos profissionais que trabalham com entretenimento, design, videogames e propaganda, percam seu trabalho.  
  • Confiabilidade. Um dos grandes riscos da IA Generativa é a facilidade de gerar notícias e conteúdos falsos, tendenciosos ou incorretos.  Por exemplo, a Galactica da Meta – um modelo treinado em 48 milhões de artigos científicos com objetivo de resumir artigos acadêmicos, resolver problemas matemáticos e escrever código científico – foi retirada depois de menos de três dias de estar on-line, pois a comunidade científica descobriu que estava produzindo resultados incorretos depois de interpretar mal os fatos e conhecimentos científicos.
  • Propriedade intelectual. Por trás da IA Generativa existem softwares que varrem a Internet e armazenam imagens sem pedir autorização aos criadores. Se um uma IA é treinada com o estilo de um determinado artista, ela pode criar várias obras com o mesmo estilo, sem o consentimento do autor.
  • Educação. A IA Generativa é capaz de gerar resumos de livros, responder questões acadêmicas e escrever artigos. Será cada vez mais difícil saber se o trabalho de escola foi produzido pelo estudante ou por essa tecnologia.

CONCLUSÃO

Ainda não sabemos o que vem pela frente, mas é certo que a IA Generativa impactará vários setores da sociedade e a economia mundial. Existem muitas questões abertas que apenas com o tempo serão esclarecidas e respondidas. No entanto, é importante que a sociedade acompanhe de perto essa evolução para se manifestar e evitar os possíveis maus usos.  

Fontes:

https://www.weforum.org/agenda/2023/01/davos23-generative-ai-a-game-changer-industries-and-society-code-developers

https://www.forbes.com/sites/robsalkowitz/2022/09/16/ai-is-coming-for-commercial-art-jobs-can-it-be-stopped/?sh=d3b26d854b05

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: