Apesar das recentes demissões do setor de tecnologia, empresas de Inteligência Artificial Generativa continuam recebendo grande interesse dos investidores.
Embora tenham viralizado os sites e apps que permitem bater-papo com o computador (ChatGPT) ou gerar imagens e vídeos criativos a partir de texto, ainda existem muitas preocupações sobre o impacto disso na sociedade.
O QUE É
Como o nome sugere, Inteligência Artificial Generativa produz ou gera textos, imagens, músicas, discursos, códigos e vídeos.
Essa tecnologia vem sendo desenvolvida a várias décadas, porém agora é possível obter melhores resultados porque se tem maior poder de processamento nos computadores e uma grande quantidade de dados armazenados em todo mundo.
A imagem abaixo demonstra como a IA Generativa evoluiu. Nenhuma dessas pessoas existe. Foram geradas por computador.

EXEMPLOS DE USO
Geração de textos. Recentemente a startup OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT (https://chat.openai.com ) que viralizou pelo mundo. Essa tecnologia permite muitos usos como, por exemplo: explicação de conceitos científicos ou complexos, criação de assistentes de terapia personalizados, elaboração de receitas, redações, artigos e trabalhos universitários, sermões e estudos bíblicos, entre outros.
Geração imagens. Programas como Midjourney, DALL-E e Stable Diffusion podem gerar imagens criativas a partir de um simples texto. Espera-se que essa tecnologia revolucione várias indústrias, como a da arte digital, games, animações, filmes e arquitetura.
Geração de códigos. O GitHub Copilot, de propriedade da Microsoft, sugere código e auxilia os desenvolvedores a concluírem automaticamente suas tarefas de programação. Ele pode autocompletar até 40% do código dos desenvolvedores.

QUAIS SÃO OS RISCOS
Embora a IA generativa deixe as pessoas bastante empolgadas, existem algumas preocupações que precisam ser consideradas.
- Desemprego. A medida em que a IA Generativa evolui existe o risco de que muitos profissionais que trabalham com entretenimento, design, videogames e propaganda, percam seu trabalho.
- Confiabilidade. Um dos grandes riscos da IA Generativa é a facilidade de gerar notícias e conteúdos falsos, tendenciosos ou incorretos. Por exemplo, a Galactica da Meta – um modelo treinado em 48 milhões de artigos científicos com objetivo de resumir artigos acadêmicos, resolver problemas matemáticos e escrever código científico – foi retirada depois de menos de três dias de estar on-line, pois a comunidade científica descobriu que estava produzindo resultados incorretos depois de interpretar mal os fatos e conhecimentos científicos.
- Propriedade intelectual. Por trás da IA Generativa existem softwares que varrem a Internet e armazenam imagens sem pedir autorização aos criadores. Se um uma IA é treinada com o estilo de um determinado artista, ela pode criar várias obras com o mesmo estilo, sem o consentimento do autor.
- Educação. A IA Generativa é capaz de gerar resumos de livros, responder questões acadêmicas e escrever artigos. Será cada vez mais difícil saber se o trabalho de escola foi produzido pelo estudante ou por essa tecnologia.
CONCLUSÃO
Ainda não sabemos o que vem pela frente, mas é certo que a IA Generativa impactará vários setores da sociedade e a economia mundial. Existem muitas questões abertas que apenas com o tempo serão esclarecidas e respondidas. No entanto, é importante que a sociedade acompanhe de perto essa evolução para se manifestar e evitar os possíveis maus usos.