Liderando a Geração Alfa

Para a Geração Alfa, liderança é sinônimo de influência.

Para liderar os Gen A é preciso gastar mais tempo ouvindo, aprendendo  e não apenas falando ou mandando.

As gerações atuais não aceitam mais o autoritarismo. Eles esperam líderes empáticos, não dominadores, arrogantes ou manipuladores.

A Geração Alfa procurará líderes que possam aprimorar a equipe, desenvolver o senso de comunidade e capacitar os indivíduos que lideram.

O foco deve estar na equipe e não na tarefa. Isso significa que o líder precisa ser empático e se preocupar com o desenvolvimento e crescimento profissional da equipe.

Este tipo de liderança gera engajamento da equipe e a uma melhor reputação para a empresa.

VELOCIDADE

Os Gen A estão acostumados a velocidade. Para se comunicar com essa geração, os líderes precisarão ser ágeis, ter respostas curtas, rápidas e conhecimento do mundo digital.

O líder ideal para a Gen A – seja na sala de aula, em casa ou no local de trabalho – é aquele que valoriza a comunicação e cria um ambiente de transparência e respeito. Que foca mais no consenso do que no comando, é mais participativo e menos autoritário, mas flexível e orgânico que estruturado e hierárquico.

AJUDANDO OS GEN A

As crianças de hoje precisam de líderes que as orientem e as encorajem. Em vez de proteger ou mimar, precisamos ajudá-las a desenvolver a resiliência. Precisamos deixá-los saber que não há problema em cometer erros, porque é assim que todos nós aprendemos e crescemos.

Positivamente, estamos assistindo uma mudança no que significa ser um grande líder. As formas tradicionais de liderança que foram aceitas no passado, tais como “comandar e controlar” e “faça o que eu mando”, não estão servem para essa geração. Estes estilos de liderança estão preocupados com o resultado e não com as pessoas.

Se pudermos liderar a Geração Alfa com confiança, autenticidade, encorajando-os, equipando-os e confiando neles, então poderemos tanto liderá-los efetivamente quanto ajudá-los a se tornarem futuros líderes excepcionais.

Referências

McCrindle, Mark; Ashley Fell. Generation Alpha (p. 246). Hachette Austrália. Edição do Kindle.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: