As escolas de agora são bem diferentes das do passado, devido a introdução da tecnologia nas salas de aula.
Atualmente as tecnologias estão fortemente inseridas no processo de aprendizagem. Muitas escolas utilizam Ipads e computadores na educação infantil e permitem o uso de dispositivos eletrônicos pessoais, no ensino médio.
BENEFÍCIOS
Os benefícios da tecnologia dentro da sala de aula incluem: maiores oportunidades de aprendizagem eficiente e colaborativa, a capacidade de envolver os alunos através do uso de vídeo e interatividade, aprendizagem ativa e independente, assim como a extensão de tarefas.
Para que estejam preparados para o futuro profissional, os estudantes precisarão desenvolver a alfabetização tecnológica, a capacidade de adaptação às novas plataformas digitais e outras competências tecnológicas, que serão necessárias para muitas profissões emergentes.
MALEFÍCIOS
A tecnologia na sala de aula pode criar desafios significativos, tais como questões de segurança, intimidação on-line e distração.
Educadores e pais concordam que os dispositivos tecnológicos inibem o desenvolvimento de habilidades de caligrafia, o que ainda será uma habilidade importante no futuro.
Pesquisas demonstraram que os benefícios da escrita são superiores à digitação para retenção de memória, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.
A tecnologia proporciona uma distração constante. Os dispositivos tecnológicos têm a vantagem de criar experiências ricas de aprendizagem como nos vídeos interativos. Mas, isto também é um inconveniente, pois pode prejudicar a capacidade de concentração
TEMPO DE TELA NA ESCOLA
Qual é a melhor quantidade de tempo de tela na escola? Pais e professores costumam pensar diferente.
Para os pais as crianças devem passar mais tempo usando telas para fins de aprendizagem e produtividade, porque eles querem que seus filhos estejam equipados para futuros empregos, que eles acreditam que serão caracterizados pela tecnologia.
Os educadores, por outro lado, defendem a abordagem “menos é mais”. Eles entendem que a tecnologia pode acrescentar eficiência no aprendizado, mas muitas vezes aumenta as distrações, e são confrontados com o desafio de administrar este comportamento na sala de aula.
Os pais em grande parte, estão sob a frequente tensão de abraçar a tecnologia como um modo de vida, ao mesmo tempo em que querem fornecer limites saudáveis para seus filhos.
RECOMENDAÇÕES
A realidade é que a Geração Alfa precisará saber como usar dispositivos baseados em tela para seu futuro emprego. Mas, como pai, você pode se confortar que estes dispositivos são muito intuitivos de usar, e fáceis de aprender. Isto significa que a idade em que seu filho aprende a usá-los não importa realmente.
Lembre-se, não existe um tempo exato para introduzir a tecnologia na vida educacional do seu filho. Faça o que funciona para sua família e seu filho, e aceite os conselhos do professor.
Lembre-se também que à medida que as telas se tornam mais integradas na educação, as atividades fora da escola se tornam mais importantes.
Reserve tempo para desligar a tomada, incentive atividades ao ar livre, dê prioridade às brincadeiras livres longe das telas e faça do quarto de uma criança uma zona livre de telas.
Ajude a Geração Alfa a encontrar um equilíbrio saudável com as telas e com o tempo fora delas.
As habilidades que a Geração Alfa vai precisar para a vida e que as escolas podem ensinar:
- Trabalho em equipe
- Educação tecnológica
- Empatia
- Resolução de problemas
- Liderança
- Ética do trabalho
- Habilidades de comunicação
- Capacidade de aprender
- Motivação pessoal
- Criatividade
- Gestão do tempo
- Pensamento crítico
- Adaptabilidade
- Resiliência
McCrindle, Mark; Ashley Fell. Generation Alpha. Hachette Austrália. Edição do Kindle.
Deixe um comentário