Tecnologia nas salas de aula

As escolas de agora são bem diferentes das do passado, devido a introdução da tecnologia nas salas de aula.

Atualmente as tecnologias estão fortemente inseridas no processo de aprendizagem. Muitas escolas utilizam Ipads e computadores na educação infantil e permitem o uso de dispositivos eletrônicos pessoais, no ensino médio.

BENEFÍCIOS

Os benefícios da tecnologia dentro da sala de aula incluem: maiores oportunidades de aprendizagem eficiente e colaborativa, a capacidade de envolver os alunos através do uso de vídeo e interatividade, aprendizagem ativa e independente, assim como a extensão de tarefas.

Para que estejam preparados para o futuro profissional, os estudantes precisarão desenvolver a alfabetização tecnológica, a capacidade de adaptação às novas plataformas digitais e outras competências tecnológicas, que serão necessárias para muitas profissões emergentes.

MALEFÍCIOS

A tecnologia na sala de aula pode criar desafios significativos, tais como questões de segurança, intimidação on-line e distração.

Educadores e pais concordam que os dispositivos tecnológicos inibem o desenvolvimento de habilidades de caligrafia, o que ainda será uma habilidade importante no futuro.

Pesquisas demonstraram que os benefícios da escrita são superiores à digitação para retenção de memória, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

A tecnologia proporciona uma distração constante.   Os dispositivos tecnológicos têm a vantagem de criar experiências ricas de aprendizagem como nos vídeos interativos. Mas, isto também é um inconveniente, pois pode prejudicar a capacidade de concentração

TEMPO DE TELA NA ESCOLA

Qual é a melhor quantidade de tempo de tela na escola? Pais e professores costumam pensar diferente.

Para os pais as crianças devem passar mais tempo usando telas para fins de aprendizagem e produtividade, porque eles querem que seus filhos estejam equipados para futuros empregos, que eles acreditam que serão caracterizados pela tecnologia.

Os educadores, por outro lado, defendem a abordagem “menos é mais”. Eles entendem que a tecnologia pode acrescentar eficiência no aprendizado, mas muitas vezes aumenta as distrações, e são confrontados com o desafio de administrar este comportamento na sala de aula.

Os pais em grande parte, estão sob a frequente tensão de abraçar a tecnologia como um modo de vida, ao mesmo tempo em que querem fornecer limites saudáveis para seus filhos.

RECOMENDAÇÕES

A realidade é que a Geração Alfa precisará saber como usar dispositivos baseados em tela para seu futuro emprego. Mas, como pai, você pode se confortar que estes dispositivos são muito intuitivos de usar, e fáceis de aprender. Isto significa que a idade em que seu filho aprende a usá-los não importa realmente.

Lembre-se, não existe um tempo exato para introduzir a tecnologia na vida educacional do seu filho. Faça o que funciona para sua família e seu filho, e aceite os conselhos do professor.

Lembre-se também que à medida que as telas se tornam mais integradas na educação, as atividades fora da escola se tornam mais importantes.

Reserve tempo para desligar a tomada, incentive atividades ao ar livre, dê prioridade às brincadeiras livres longe das telas e faça do quarto de uma criança uma zona livre de telas.

Ajude a Geração Alfa a encontrar um equilíbrio saudável com as telas e com o tempo fora delas.


As habilidades que a Geração Alfa vai precisar para a vida e que as escolas podem ensinar:

  • Trabalho em equipe
  • Educação tecnológica
  • Empatia
  • Resolução de problemas
  • Liderança
  • Ética do trabalho
  • Habilidades de comunicação
  • Capacidade de aprender
  • Motivação pessoal
  • Criatividade
  • Gestão do tempo
  • Pensamento crítico
  • Adaptabilidade
  • Resiliência

McCrindle, Mark; Ashley Fell. Generation Alpha. Hachette Austrália. Edição do Kindle.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: