É a geração nascida a partir de 2010.
São os filhos dos Millennials (Gen Y) e, assim como seus irmãos ou amigos mais velhos (Gen Z), são nativos digitais.
TECNOLOGIA
Influenciados pelos Gen Z, começam a consumir conteúdos nos celulares desde muito cedo. Passam mais tempo diário nas telas que as gerações anteriores, seja jogando ou assistindo vídeos online. Alguns já se tornaram influenciadores digitais famosos.
Sentem-se à vontade com brinquedos tecnológicos, assistentes de voz e aparelhos inteligentes. A tecnologia é uma parte de suas vidas e uma extensão de si mesmos.
APRENDIZAGEM
O estilo de aprendizagem é experimental e empírico. Eles querem inventar, interagir e se conectar sempre. Muito se fala sobre os Alfas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.
Por outro lado, o excesso de estímulos pode gerar dificuldade de concentração. Os Gen A tendem a ter menos tolerância para a espera e para a frustração. Isso contribui para o aumento da ansiedade e para a dificuldade de colocar a resiliência em prática.
CONSUMO
Ainda não possuem poder aquisitivo, mas já influenciam nas decisões domésticas. Desejam comprar o que seus influenciadores digitais sugerem.
Estão mais abertos ao conteúdo produzidos por marcas. Esperam que as marcas sejam inovadoras, porém éticas e trabalhem para o bem da sociedade. Dão especial atenção a experiência do produto, mas focam no impacto social e ambiental.
VISÃO DE MUNDO
Acreditam que a tecnologia é empoderadora e permite fazer as coisas de forma mais rápida e precisa. Também deve ser centrada no ser humano, trazer benefício para a humanidade, melhorar qualidade de vida e gerar felicidade.
São inclusivos e aceitam com facilidade a diversidade. Para eles, ser diferente é normal.
CONCLUSÃO
Estima-se que em 2025, os Gen A serão 2 bilhões no mundo todo. Mesmo sem conhecer todos os impactos dessa geração, podemos imaginar que escolas, igrejas e marcas precisarão repensar seus métodos para educar e dialogar com mentes cada vez mais tecnológicas.
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
Provérbios 22:6
REFERÊNCIAS
Kotler, Phillip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade (p. 97). Sextante. Edição do Kindle.
Deixe um comentário