Como faço para entrar ou experimentar o Metaverso?
Para iniciar a sua jornada no Metaverso, talvez seja importante entender primeiro o que ele é e o que não é.
O QUE O #METAVERSO NÃO É
- Não é um lugar na Internet. Ele é um conceito que envolve várias tecnologias: mundos de realidade virtual, NFTs, Criptomoedas, games MMO, etc.
- Não é algo do futuro. O termo nasceu em 1992 e a experiência mais famosa foi o Second Life em 2003. As crianças já estão no Metaverso quando jogam o Roblox, Fortnite, Minecraft e outros games que permitem interação em mundos 3D.
- Não é o Facebook. Mark Zuckerberg mudou o nome da empresa para “Meta” e isso despertou o tema na mídia. Porém, além do Facebook, centenas de empresas exploram soluções no Metaverso.
PRIMEIROS PASSOS
Sugiro começar pelas várias plataformas de mundo virtual. Basta cadastrar o e-mail e criar seu avatar. Seguem algumas que já experimentei:
- AltspaceVR (altvr.com). É uma plataforma social onde indivíduos podem se reunir, conversar e colaborar em pequenos ou grandes grupos. Existem vários eventos ao vivo em que se pode participar e interagir com outras pessoas. É o que indico para quem deseja usar para fins acadêmicos e profissionais. Exige a instalação de software no computador.
- Decentraland (decentraland.org) e Sandbox (sandbox.game). São as plataformas que mais utilizam o conceito de Metaverso. Nelas você compra terrenos, constrói casas, cria eventos e interage com outras pessoas. Possuem mercado para a compra e venda de NFTs, mas exigem o pagamento em criptomoeda “Mana” ou “Sand”. Funcionam no navegador sem instalar software.
- Virtualchat (vrchat.com). É muito comum encontrar crianças e adolescentes explorando esse espaço. Possui vários recursos onde é possível criar mundos e convidar os amigos para participar de alguma festa virtual.
- Rec Room (recroom.com). É uma plataforma social mais voltada para o entretenimento, para a criação e participação em jogos. Por exemplo, você pode convidar os amigos para partidas de paintball, tiro de arco e flecha etc. Exige a instalação de software.
A experiência nessas plataformas é melhorada quando se usa óculos de realidade virtual, mas é algo opcional.
Deixe um comentário