Atualmente, é impossível impedir o contato das crianças com as imagens e sons das mídias. Mas, podemos educá-las a evitar o que pode corromper e deformar seu caráter. Por isso, seguem algumas sugestões.
Os pais podem plantar os conceitos corretos na mente dos filhos antes que a mídia o faça.
A boa educação é o único preventivo contra os conteúdos que corrompem os bons costumes e a moral. Ensinar o correto protegerá a mente das crianças do bombardeio de conceitos equivocados.
MÍDIA SÃ, MENTE SÃ
A elasticidade intelectual e moral das crianças dependerá do tipo de mídia que elas consomem.
Algumas crianças estão mais acostumadas a cenas de violência que seus pais. O problema é que na sua imaginação e ingenuidade, essas cenas podem servir de incentivo ao crime. Elas podem acreditar que são capazes de cometer os mesmos delitos e escapar das consequências.
Alguns filmes, documentários e desenhos podem ajudar muito na educação das crianças. Mas, também existem conteúdos de baixa qualidade que encantam a visão, enquanto destroem a mente.
Existem cenas que podem despertar pensamentos e sentimentos negativos nas crianças. A exposição frequente e demorada a isso pode causar prejuízos à saúde emocional.
RESPONSABILIDADE DOS PAIS
Os pais devem ser a principal influência na formação do caráter dos filhos e não a mídia. Eles devem ser os responsáveis por filtrar as mensagens que chegam às crianças.
Algumas crianças são mais atraídas pela mídia que outras, consumindo de tudo e excessivamente. Os pais podem ajudá-las a encontrar prazer em outras atividades e restringindo o uso exagerado.
Os pais precisam dar o exemplo no lar. As crianças aprendem pelo que veem e imitam o comportamento e relacionamento que os pais têm com a mídia e tecnologia.
As crianças precisam manter a mente ativa. Por isso, os pais ajudariam providenciando divertimentos e recreação saudável, bem como educando o interesse dos filhos por bons #filmes, #desenhos, #músicas e #livros.
parabéns pela iniciativa, é de grande valia todas as dicas aqui apresentadas
CurtirCurtir