Como usar os filmes em escolas e igrejas

Os filmes podem ser uma importante ferramenta educacional. No entanto, se não forem usados da forma correta, ao invés de ajudar podem prejudicar. Esse artigo sugere algumas maneiras práticas que ajudarão a utilizar os filmes de maneira eficaz. O método pode ser aplicado em atividades religiosas, evangelísticas e educacionais.

Os problemas

Atualmente, as crianças, os adolescentes e os jovens vivem cercados de tecnologias audiovisuais. O excesso no uso dessas tecnologias tem agravado problemas como a síndrome do pensamento acelerado e a falta de foco. Por isso, pais e professores precisam desenvolver novos métodos para captar e reter a atenção. Uma das maneiras de conseguir isso é através de filmes e desenhos animados que contenham mensagens positivas e que apoiem a transmissão do conhecimento.

No entanto, existe um outro lado do problema. Os filmes também podem ser prejudiciais. Ao sugerir que os filmes sejam usados em igrejas ou escolas tenho duas preocupações em mente: (1) nem todo filme é “bom” e (2) nem todo filme “bom” serve para ser usado nesses ambientes. Sugiro aqui a plataforma de vídeos Feliz7Play.com como fonte de bons conteúdos educativos e religiosos. Porém, mesmo esses precisam ser analisados. Nem todos foram feitos para serem exibidos em igrejas e escolas.

Método para usar os filmes nas igrejas ou escolas

Defina um objetivo

Por que você vai passar esse filme? O filme vai ser usado para esclarecer um tema e iniciar uma discussão ou servirá de apoio para algo que já foi apresentado?

Pesquise o filme

Alguns filmes podem ser tão cansativos para as crianças que elas irão preferir uma aula convencional. Então escolha um filme que irá despertar a atenção delas, adequado para a idade e que irá ensinar o tema que você quer trabalhar.

Estabeleça um método

Assista  primeiro o filme, escolha os temas que deseja abordar e anote em que momento eles aparecem. Defina seu próprio método. Por exemplo, após o filme alguns professores pedem que os alunos escrevam um resumo e outros preferem montar grupos de discussão.  Avalie também o tempo do filme. Programe a atividade para várias aulas se o tempo não permitir.

Avalie o público

Evite filmes que possam ofender a religiosidade de quem vai assistir. Cada família tem suas regras e, nas mais conservadoras, alguns tipos de música e cenas podem ser considerados ofensivos. Por exemplo, nos evangelismos a exibição de cenas sobre a crucifixão de Jesus pelos líderes da época pode provocar constrangimento se houver algum judeu na plateia. Por isso, pesquise sobre sua audiência e, no caso de crianças,  consulte ou informe aos pais sobre o que será exibido.

Explique o objetivo

Antes de exibir o filme faça uma explicação prévia do que será mostrado (sem spoilers) e os objetivos da atividade.  É importante que quem assiste saiba exatamente o que se espera do filme.

Destaque os significados

Se achar conveniente, mesmo durante o filme, destaque alguns pontos e detalhes que os alunos naturalmente podem ignorar. Alguns elementos dos filmes escondem significados que não são explicados na narrativa.

Não perca o foco

Assistir filmes é uma atividade de entretenimento para a maioria das pessoas. Então, será importante manter o foco no ensino e na ligação com o conteúdo. Essa atividade pode ser útil também para ensinar os alunos a assistirem filmes de uma forma menos passiva e mais crítica, em suas casas.

Os filmes não substituem o professor, palestrante ou o pregador

Os filmes devem ser usados por igrejas e escolas como apoio visual e sendo parte de uma estratégia maior. Eles não substituem o professor, palestrante ou pregador. É necessário acompanhamento de alguém que direcione a mensagem.

Feliz7Play é uma plataforma de streaming com conteúdos educativos e cristãos
O Feliz7play.com é uma plataforma com filmes educativos e religiosos.

Exemplos de perguntas que você pode fazer para seus alunos ou audiência depois de assistir o filme:

1.         Liste três fatos descritos no filme que o impressionaram e explique como se relacionam com o tema do filme (desenho, etc).

2.         Você aprendeu alguma coisa com este filme? O que foi?

3.         Descreva qualquer aspecto do filme que lhe mostrou algo que você não tinha visto antes, que o fez pensar de uma maneira nova ou que o ajudou a entender algo mais profundamente do que antes. Além disso, descreva como isso mudou seu modo de pensar.

4.         Havia algo que você viu ou ouviu no filme que não era convincente ou que parecia fora do lugar?

5.         Algum dos argumentos apresentados em apoio à posição defendida pelo filme parece ser fraco ou enganoso? Por que você achou que o raciocínio era falho?

6.         Existe algo que você não entendeu no filme? E o que foi?

7.         Do que você mais gostou no filme? Por quê?

8.         Do que você menos gostou no filme?

9.         Analise o uso da música no filme. Ela melhorou a história que as imagens visuais e a narração estavam tentando contar? Como você teria usado a música neste filme?

10.       Se alguém lhe perguntasse se você recomendaria este filme, como você responderia? Explique sua opinião.

11.       Se os cineastas lhe perguntassem como o filme poderia ser melhorado, o que você lhes diria?

Conclusão

O uso de filmes para fins pedagógicos e religiosos não é algo novo. Desde 1927 se produz filmes com esses objetivos e com resultados positivos. No entanto, esse método tem ganhado maior relevância devido aos avanços tecnológicos das últimas décadas.  As tendências parecem indicar que, saber utilizar os filmes, continuará sendo um conhecimento cada vez mais essencial.

Aventuras em Galápagos é uma série educativa utilizada em várias escolas

Leitura adicional

Utilização de filmes na sala de aula. https://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/utilizacao-de-filmes-na-sala-de-aula/

Utilização de filmes na sala de aula. https://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/utilizacao-de-filmes-na-sala-de-aula/

O uso de filmes para o cumprimento da missão: https://www.adventistas.org/pt/institucional/organizacao/declaracoes-e-documentos-oficiais/o-uso-de-filmes-para-o-cumprimento-da-missao/

CHAELIN K, et al. Association of Digital Media Use With Subsequent Symptoms of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Among Adolescents. JAMA. 2018;320(3):255-263. doi:10.1001/jama.2018.8931. Disponível em: <https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2687861&gt;.

O Feliz7play.com é uma plataforma com filmes e séries educativos e religiosos.

Um comentário em “Como usar os filmes em escolas e igrejas

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: