8 tecnologias que tornaram sua vida mais fácil no COVID-19

A pandemia do COVID-19 acelerou o uso de tecnologias que antes considerávamos coisas para nerd ou ricos. Graças a elas estamos conseguindo prosseguir com nossa vida e manter a normalidade em vários aspectos.

1. Comércio eletrônico e apps de delivery

Antes da pandemia as estimativas apontavam crescimento entre 15 e 25% das vendas do comércio eletrônico em 2020. Mas, em junho, os números já se situavam na faixa de 60-70% [1].  Esse crescimento também puxou uma cadeia de serviços associados e os apps de delivery cresceram entre 30 a 50% durante o confinamento[2].

2. Pagamento digital

O confinamento e o receio de que o dinheiro físico possa carregar o vírus acelerou o uso do pagamento digital. Represento uma grande parcela da população que está meses sem sacar dinheiro e até o momento não sente falta. Enquanto o varejo físico caiu cerca de 50% desde o início da pandemia, as compras remotas que são pagas por cartões de crédito ou débito cresceram 30% [3]. Isso sem falar nos apps de pagamento e pagamento por aproximação[4].

Pagamento digital por aproximação

3. Trabalho remoto

Para muitas empresas essa é uma fase adaptação, mas que se tornará no novo normal. Algumas funções nunca mais retornarão aos escritórios, enquanto as empresas estão entregando seus imóveis nos grandes centros urbanos e mudando para o interior. O trabalho remoto é permitido por tecnologias que incluem redes privadas virtuais (VPNs), protocolos de voz sobre Internet (VoIPs), reuniões virtuais, tecnologia de nuvem, ferramentas de colaboração de trabalho e até mesmo tecnologias de reconhecimento facial que permitem que uma pessoa apareça diante de um fundo virtual para preservar a privacidade da casa. Além de prevenir a propagação do COVID-19, o trabalho remoto também economiza tempo de deslocamento e proporciona mais flexibilidade.

4. Ensino à distância

Em meados de abril, 191 países anunciaram ou implementaram o fechamento de escolas ou universidades, impactando 1,57 bilhões de estudantes. Muitas instituições educacionais começaram a oferecer cursos on-line para garantir que a educação não fosse interrompida por medidas de quarentena. As tecnologias envolvidas no aprendizado à distância são similares às do trabalho remoto e também incluem realidade virtual, realidade aumentada e professores robôs habilitados por inteligência artificial[5].

5. Telemedicina

A telesaúde ou telemedicina tem sido uma forma eficaz para conter a propagação da COVID-19. Dispositivos IoT pessoais vestíveis , relógios inteligentes e celulares tem sido usados em alguns lugares para rastrear e medir os sinais vitais[6]. Os Chatbots estão fazendo diagnósticos iniciais com base nos sintomas identificados pelos pacientes[7] e profissionais de saúde tem oferecido consultas virtuais[8].

6. Entretenimento online

A quarentena reduziu as opções de entretenimento presencial, mas multiplicou as virtuais. Milhares de pessoas agora assistem shows musicais ao vivo, em plataformas de streaming e redes sociais. O consumo de vídeos aumentou assustadoramente a ponto de “quebrar” a Internet em certos horários dos fins de semana. As plataformas de game online recebem milhões de pessoas de todas idades para maratonar jogos[9].

7. Impressão 3D

Com a escassez de suprimentos para tratar os pacientes de COVID-19, as impressoras 3D ganharam novo destaque. Milhares de máscaras de proteção foram produzidas por essas impressoras para proteger agentes de saúde[10]. Essas impressoras 3D estão produzindo óculos, suportes, protetores faciais, válvulas para bombas de oxigênio, acessórios que evitam contatos com maçanetas, e inúmeras outras soluções que ajudam na proteção dos profissionais de saúde.

8. Robôs e drones

O COVID-19 impulsionou o uso de robôs. Eles têm sido usados para desinfectar hospitais[11] e como entregadores de medicamentos e alimentos[12]. Os Drones se tornaram vigilantes[13], entregadores de produtos[14] e passeadores de cães[15].

Drone que leva o cão para passear

No entanto, todo esse avanço tecnológico tem gerado outros questionamentos e preocupações.  

A digitalização e a pandemia aceleraram as mudanças nos empregos disponíveis para os seres humanos. Como será o impacto disso nos pós-COVID? Como reduzir o impacto negativo da tecnologia na força de trabalho, principalmente em países e extratos sociais mais vulneráveis? Isso requer atenção e uma solução centrada no ser humano.


[1] https://www.mercadoeconsumo.com.br/2020/06/29/comercio-eletronico-pode-dobrar-participacao-no-varejo-em-2020/

[2] https://www.mobiletime.com.br/noticias/10/04/2020/aplicativos-de-delivery-e-entrega-tem-aumento-no-numero-de-pedidos-e-de-usuarios-em-suas-plataformas/

[3] https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/04/27/internas_economia,848599/transacoes-on-line-e-comercio-eletronico-crescem-durante-a-pandemia.shtml

[4] https://www.cidademarketing.com.br/marketing/2020/05/26/dados-da-visa-mostram-a-aceleracao-digital-na-america-latina-e-caribe-a-medida-que-os-consumidores-aderem-ao-e-commerce-e-ao-pagamento-por-aproximacao/

[5] https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

[6] https://www.tecmundo.com.br/ciencia/152578-oximetro-smartwatch-nao-tao-confiavel-dedo.htm

[7] https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/05/13/plataforma-do-hospital-das-clinicas-de-bh-faz-triagem-de-pacientes-com-suspeita-de-COVID-19-sem-sair-de-casa.ghtml

[8] https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/06/02/interna-brasil,860185/conselho-federal-de-psicologia-tem-aumento-de-pedidos-de-consultas-vir.shtml

[9] https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-03-12/housebound-italian-kids-strain-network-with-fortnite-marathon

[10] https://veja.abril.com.br/blog/radar/venda-de-impressoras-3d-cresce-mesmo-na-crise/

[11] https://www.healthcarepackaging.com/covid-19/article/21126536/covid19-provides-use-cases-for-mobile-robotics

[12] https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2020/03/18/how-robots-and-drones-are-helping-to-fight-coronavirus/#79f11a172a12

[13] https://www.uol.com.br/tilt/videos/2020/04/23/para-controlar-covid-drones-falam-e-juntam-pessoas-em-sp-rj-e-pe.htm

[14] https://www.fox5dc.com/news/business-soaring-for-delivery-drones-during-covid-19-pandemic

[15] https://www.businessinsider.com/video-dog-being-walked-by-drone-cyprus-coronavirus-lockdown-2020-3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: