O que é pressa e velocidade?
A palavra pressa vem do latim com o sentido original de ‘apertado, imprensado’. Em nosso idioma ela assume significados como: falta de calma e paciência ao agir; precipitação, afobação e etc. Já a velocidade está relacionada a rapidez, movimento ou deslocamento rápido. Para alguns pensadores atuais a confusão gerada por essas duas palavras tem causado grandes problemas nas organizações.
Por exemplo, você deve conhecer alguém que se divide entre várias tarefas e responsabilidades, está sempre correndo e sem tempo para um monte de coisas. Se você conhecer essas pessoas mais detalhadamente perceberá que são muito centralizadoras, não delegam e não confiam nos demais para realizar certos tipo de atividades, assumem muitas responsabilidades e querem carregar o mundo nas costas.
Esse perfil de pessoa pode ser encontrado na sua empresa, escola, igreja e também na sua família. O triste de tudo isso é que a pressa pode até por um momento parecer vantajosa, mas de forma constante e a longo prazo torna a pessoa improdutiva e doente.
Pressa causa doença
A doença da pressa ou síndrome da pressa é um transtorno mental causada principalmente pelo ritmo frenético em que a sociedade moderna se submete nas zonas urbanas e no trabalho. A síndrome não tem reconhecimento médico nem psicológico factível, mas é estudada desde a década de 1980. O aumento excessivo de ansiedade é um dos fatores que causa a síndrome da pressa.[1]
Resumindo… pressa não é velocidade. Se você conseguir manter um ritmo saudável e compatível com sua personalidade irá conseguir produzir mais e realizar mais coisas. Lembre-se que você não é uma máquina e que precisa intercalar momentos de intensa atividade com tranquilidade e lazer. Separe tempo para meditar, quem sabe um dia na semana para se desligar da correria e dedicar tempo para a família e comunidade. Se fizer isso, suas baterias serão constantemente recarregadas e preparadas para cada corrida que a vida impõe.
Deixe um comentário