Filmes de Terror, religião e psicologia

No período do Halloween o consumo de filmes de terror aumenta. Praticamente todos os canais de TV e plataformas de streaming oferecem opções, até para crianças.

Na esfera religiosa, geralmente os cristãos rejeitam o gênero de terror.

Isso porque a manipulação do medo, a exibição de símbolos satânicos, demonismo, bruxaria, magia, violência exacerbada e cenas que remetem às forças do mal, são percebidas como antagônicas com a prática cristã.

Contudo, é interessante que os filmes de terror são os que mais usam símbolos cristãos, como a cruz, igrejas e clérigos.

O problema é que os filmes de terror não têm o objetivo de promover positivamente o cristianismo, mas usas os símbolos para provocá-lo e subvertê-lo.

Alguns cristãos defendem que o gênero de terror é inofensivo e que a Bíblia também descreve cenas muito fortes e horríveis. No entanto, existem diferenças significativas.

Os filmes de terror frequentemente glorificam o oculto, a magia e o sangue, enquanto a Bíblia apresenta isso como uma consequência da realidade negativa do pecado.

Mas, o que faz uma pessoa se sentir atraída por um filme de terror?


A PSICOLOGIA DO TERROR

Alguns psicólogos argumentam que depois de um grande susto ou no final de um filme de terror, nosso cérebro recebe grande dose de endorfina. O alívio da tensão que sentimos no pós-medo é o que faz com que as pessoas se sintam atraídas e queiram repetir a experiência.

Há também alguns filmes de terror que usam o prazer da punição. Em um estudo realizado em 1993, foi estabelecido que muitas pessoas gostavam de filmes de terror, porque acreditavam que os personagens que morreram assassinados mereciam isso.

Independente da religião, os filmes de terror não são para todas as pessoas e idades.

Esses filmes podem ainda aumentar os níveis de adrenalina e cortisol e gerar um impacto diferente em pessoas que realmente passaram por momentos traumáticos. Por exemplo: uma cena que a personagem está sendo afogada pode reativar memórias ruins e recuperar traumas em quem já passou por isso.

Alguns médicos afirmam que os filmes de terror também aumentam a frequência cardíaca e caso o espectador tenha alguma doença cardíaca coronária, algumas cenas podem aumentar a dor no peito e a pressão sanguínea.

Para os cristãos o conselho do salmista é:  “Não porei coisa má diante dos meus olhos…”. Salmos 101:3

FONTES:

How Movies Affect Your Body. https://screencraft.org/2014/01/31/movies-affect-body/

Movies may cause special effects on the body. https://www.chicagotribune.com/lifestyles/ct-xpm-2011-06-22-sc-health-0622-movies-impact-on-body-20110622-story.html – Acesso em 21 de outubro de 2019

https://amenteemaravilhosa.com.br/psicologia-do-terror-no-cinema/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: