Classificação Indicativa dos filmes

Muitos pais têm reclamado do aumento de cenas inapropriadas nos conteúdos infantis.

Embora a Classificação Indicativa seja muito conhecida, existem dúvidas de como ela funciona.

O que é a Classificação Indicativa

No Brasil, a Classificação Indicativa (ClassInd) é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão, cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG).

A ClassInd é apenas uma ferramenta de apoio. O ideal é que os pais e responsáveis assistam antes e/ou conversem com os filhos sobre os conteúdos e temas abordados na mídia.

A decisão e responsabilidade em seguir ou não a ClassInd é sempre da família.

Quem faz a Classificação Indicativa

Os critérios de classificação indicativa são criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Cocind) de acordo com normas da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Como funciona a Classificação Indicativa

Os conteúdos que vão para a TV aberta são submetidos a análise de uma equipe de especialistas do governo, que define para qual faixa etária o conteúdo é inadequado.

No caso dos jogos, aplicativos e serviços de streaming por assinatura (Netflix, Amazon, etc), o próprio serviço ou empresa é responsável por atribuir uma classificação indicativa (autoclassificação), de acordo com as normas do Ministério da Justiça.

Cuidados com a Classificação Indicativa

As plataformas de streaming podem se equivocar na classificação. Mas, argumentam que a responsabilidade final é dos pais.

As plataformas de streaming possuem opções de controle parental que inibem certos conteúdos para crianças ou exigem uma senha para acessá-los.

 Conclusão

Infelizmente, a Classificação Indicativa não impede que as crianças assistam cenas inapropriadas. Governo e plataformas de streaming não se responsabilizam por isso. Cai sobre os pais o dever de cuidar e orientar o que os filhos assistem.

Sobre o efeito das mídias em crianças e adolescentes: sociedadetecnologica.com

Fontes:

https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/classificacao-1

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑