Filmes sobre racismo

Existem muitos filmes de Hollywood e até mesmo do Brasil que abordam o tema do racismo e conflito entre raças. Essa é apenas uma pequena lista que poderia se estender em centenas de boas opções. Nas referências você encontra algumas listas com mais filmes.

Selma – Uma Luta pela Igualdade

SELMA é a história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir os direitos de voto dos afrodescendentes – uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama e que estimulou a opinião pública americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. 2015 é o 50º aniversário deste momento crucial no Movimento dos Direitos Civis.

Mãos talentosas. A História de Bem Carson

Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), menino pobre de Detroit, sempre levou uma vida desmotivada, já que tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro. O que ele e os que estavam ao redor não esperavam era que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.

Green Book

Dr. Don Shirley é um pianista afro-americano de renome mundial, prestes a embarcar em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, em 1962. Como precisa de um motorista e guarda-costas, Shirley recruta Tony Lip, um ítalo-americano fanfarrão do Bronx. Apesar de suas diferenças, os dois homens desenvolvem uma ligação inesperada ao enfrentar o racismo e os perigos de uma era de segregação racial.

Amistad

Baseado em um evento real, este filme relata a incrível história de um grupo de escravos africanos que se rebela e se apodera do controle do navio que os transporta e tenta retornar à sua terra de origem. Quando o navio, La Amistad, é aprisionado, esses escravos são levados para os Estados Unidos, onde são acusados de assassinato e são jogados em uma prisão à espera do seu destino. Uma empolgante batalha se inicia, o que capta o interesse de toda a nação e confronta os alicerces do sistema judiciário norte-americano. Entretanto, para os homens e mulheres sendo julgados, trata-se simplesmente de uma luta pelos direitos básicos de toda a humanidade: Liberdade.

A 13ª emenda

Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema carcerário do país nesse documentário da Netflix.

12 Anos de escravidão

Baseado na incrível história da luta de um homem pela sobrevivência e liberdade. Nos Estados Unidos antes da Guerra Civil, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro e livre do estado de Nova York é sequestrado e vendido como escravo. Enfrentando a crueldade personificada pelo perverso dono.

Raça

Cinebiografia de Jesse Owens (Stephan James), atleta negro americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

Histórias Cruzadas

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Produções Brasileiras

Quanto vale ou é por quilo? (Brasileiro)

O filme faz uma comparação com tráfico de escravos do século 17, ao mesmo que critica as ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.

Obs: linguagem inapropriada em algumas cenas.

A Negação do Brasil (Documentário)

A Negação Do Brasil (Joel Zito Araújo, Brasil, 2000, 90′, doc)

Documentário sobre a luta dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela — o produto de maior audiência no horário nobre de TV brasileira. O diretor, baseado em suas memórias e em pesquisas, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros. Um estudo sobre o papel atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados.

Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Gálatas 3:28

Referências

Essas listas oferecem informações sobre filmes dessa temática. Não necessariamente recomendo assisti-los, pois não conheço a todos. Servem apenas para pesquisa e análise.

List of racism-related films: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_racism-related_films

Films about racism – BBC: https://www.bbc.co.uk/programmes/topics/Films_about_racism

10 things to watch to educate yourself about systemic racism. https://www.insider.com/what-to-watch-to-learn-about-racism-2020-6

IMDB: https://www.imdb.com/search/title-text/?plot=racism

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: